Estudos Bosch baseados em estatísticas de vendas, mostram que um em cada cinco de um total de três milhões de veículos licenciados na Alemanha em 2014 estavam equipados com tais sistemas - em 2013 essa relação era de um para cada 10 veículos. Esudos na Alemanha, mostram cerca de 72% das colisões traseiras com ferimentos poderiam ser evitadas se todos os automóveis fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência.
Mais segurança com Frenagem Automática de Emergência
As colisões traseiras estão entre os piores incidentes, especialmente quando envolve pedestres ou ciclistas. O sistema Frenagem Automática de Emergência (AEB - Automatic Emergency Braking) pode prevenir tais colisões totalmente ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é p reparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pise no freio, o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de evitar o acidente.
No Brasil, os sistemas de assistência ao condutor, como a Frenagem Automática de Emergência, também estão cada vez mais próximos dos usuários brasileiros, visto que o controle eletrônico de estabilidade, que é a base tecnológica para muitos desses dispositivos, se tornará obrigatório em todos novos projetos de veículos fabricados ou importados a partir de 2020. Os modelos já comercializados no mercado nacional serão obrigados a incorporar o item apenas em 2022.

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