Aquela velha dúvida ao descer a serra: descer engrenado ou em
ponto morto (a famosa banguela)?
Algumas pessoas pensam que descer em ponto morto economiza
combustível. Na verdade, o que ocorre é exatamente o inverso: a maioria dos
veículos de hoje funciona com sistema de injeção eletrônica. Ao descer
engrenado, o módulo de injeção entende que você está em desaceleração e entra
em módulo de cut-off, fechando a
abertura dos bicos injetores de combustível para o motor – o sistema só voltará
a fornecer combustível quando você pisar no pedal do acelerador. Deixando o
carro em ponto morto, o módulo de injeção sempre utiliza uma mistura rica, ou
seja, com mais adição de combustível.
Descendo engrenado, ao economizar combustível, você irá
economizar freio também, pois não terá de pisar no pedal a todo instante,
preservando assim os componentes do sistema de frenagem.
Segurança
Existe um risco muito grande em
descer no ponto morto: perder a eficiência do freio. Isso porque o longo
período com pé no pedal de freio gera um atrito muito grande e, por
consequência, grande calor no sistema de freio, deixando o pedal borrachudo e
causando a aeração do fluido (bolhas de ar no fluido devido à presença de água
no sistema de freio).
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