Confira as dicas
do departamento de qualidade e serviços da fabricante:
Preparo - Antes da instalação do disco de freio em veículos, é importante
que o mecânico siga algumas instruções para eu não haja folga na instalação
mostra como fazer o procedimento em etapas.
Limpeza - Limpe as faces de contato entre o disco de freio e o
cubo da roda com uma lixa de ferro ou escova de aço para remover qualquer sinal
de oxidação ou rebarbas. O acúmulo de resíduos nesse local pode provocar
vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem. Lave os discos com
desengraxante para remover a película protetora. Não deixe a pinça de freio
pendurada pelo flexível. Prenda-a com um gancho resistente para evitar danos no
flexível.
Cuidados - Examine as pinças quanto a vazamento, o funcionamento
dos êmbolos e o deslizamento dos pinos - guia. Se identificar qualquer
irregularidade substitua o(s) componente(s). Sempre que trocar os discos as
pastilhas também devem ser substituídas e mantenha sempre as mãos limpas
durante a instalação para não contaminar as pastilhas.
Torque - Mas atenção, o torque excessivo nos parafusos de roda
pode provocar empenamento no conjunto cubo/disco/rolamento podendo resultar em
trepidações ou pulsações no pedal durante a frenagem. O empeno máximo do
conjunto disco/cubo/rolamento na linha leve não deve ser superior a 0.10 mm. Se
estiver acima dessa medida remova o disco e coloque a ponta do relógio
comparador na borda do cubo. Gire o cubo vagarosamente e faça a leitura. Se for
maior que 0,04mm pode ser que o cubo esteja empenado ou os rolamentos com folga
excessiva. Faça as substituições necessárias para a correção do problema antes
de instalar os novos discos de freio.
Alerta - Folgas entre os componentes da direção e suspensão
como os terminais axiais podem provocar vibrações ou golpes no volante durante
frenagens induzindo o reparador a um diagnóstico incorreto de disco empenado.
Após a substituição das pastilhas e discos os freios não devem ser solicitados
bruscamente (exceto em emergências) durante os primeiros 400 km. Essa
quilometragem é necessária para permitir o assentamento do material de
atrito.

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